Noções de Perfuração e Controle de Poços de Petróleo

É inquestionável a importância do petróleo para a economia mundial. Porém, a retirada deste das entranhas da terra oferece ao homem uma série de dificuldades, principalmente na área de perfuração. Este curso proporcionará ao aluno uma visão geral do processo de perfuração de poços de petróleo, bem como a forma de proceder num possível descontrole do poço numa possível situação de kick e blowout. O kick é um problema encontrado na perfuração. Trata-se de um influxo de fluidos da rocha para o interior do poço. Assim, se um kick não for controlado e retirado adequadamente do sistema por meio de um método de controle, tem-se um blowout, que é um kick totalmente descontrolado. Esses problemas são capazes de gerar danos inestimáveis às plataformas, inclusive à vida humana. Hoje, a própria Petrobras em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) exige que os profissionais estejam atualizados quanto ao curso de Well Control (Comtrole de Poços de Petróleo), que é certificado pelo International Association of Drilling Contractor (IADC) ou International Well Control Forum (IWCF). Busca-se também, neste curso de extensão promovido pelo ITECAM, aprimorar os conhecimentos dos alunos universitários e prepará-los para futuros ingressos no ramo petrolífero (onshore e offshore), em especial, se desejarem obter uma certificação internacional de controle de poço no futuro.

OBJETIVOS

  1. Compreender o processo de perfuração de poços de petróleo e atuar num possível descontrole do poço – kick ou blow out;
  2. Permitir que o aluno, no futuro, seja capaz de obter com êxito a certificação internacional que rege a perfuração na maioria dos países: certificação IADC WellCap®.

PÚBLICO ALVO

Alunos universitários da UCAM-Campos (e outras instituições) com interesse na área de perfuração e controle de poços de poços de petróleo. O ideal é que o graduando seja do 5° período em diante, de cursos como: engenharia de civil, engenharia mecânica, engenha de produção e afins. Alunos dos cursos técnicos do ITECAM também poderão participar, porém é necessário ter afinidade e domínio nas disciplinas de física e matemática (do ensino médio).

CARGA HORÁRIA

40 h, com direito a certificado de extensão desde que o aluno participe de 75% das aulas.

Dias das aulas – 5 sábados (8h às 12h e 13h às 17h):

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 (manhã) 22/08/2015:

Aula 1 (tarde) 22/08/2015 – Coluna de perfuração:

Aula 2 (manhã) 05/09/2015:

Aula 2 (tarde) 05/09/2015:

Aula 3 (manhã) 12/09/2015:

Aula 3 (tarde) 12/09/2015:

Aula 4 (manhã) 03/10/2015:

Aula 4 (tarde) 03/10/2015:

Aula 5 (manhã) 10/10/2015:

PROFESSOR RESPONSÁVEL

GETÚLIO DA SILVA ABREU

•Instrutor credenciado há 4 anos pelo IADC/WellCap® (International Association of Drilling Protection) para ministrar treinamentos em Well Control (controle de poços de petróleo);
•Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais – UENF;
•Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais – UENF;
•Especialista em Completação de Poços de Petróleo – IFF-Macaé/Petrobras;
•Engenheiro de Segurança do Trabalho – UCAM-Campos;
•Engenheiro de Produção – UCAM-Campos;
•Técnico em Eletromecânica – ETE João Barcelos Martins.

INVESTIMENTO

3x parcelas de R$200,00 (alunos externos).
3x parcelas de R$165,00 (alunos UCAM-Campos e ITECAM).

LOCAL DE INSCRIÇÃO

A inscrição é presencial e deverá ser feita na Sala do ITECAM – Instituto Tecnológico de Campos, localizado na Universidade Candido Mendes (UCAMCampos).
Endereço: Rua Anita Peçanha, n°100. Parque São Caetano – Campos dos Goytacazes – RJ, CEP: 28030-335. Tel.: (22)2726-2449.
E-mail: itecam@ucam-campos.br
*Obs.: A sala do ITECAM fica ao lado da Secretaria da UCAM-Campos.

VAGAS

30 vagas

*OBSERVAÇÃO

Turno da manhã: 8h às 12h.
Turno da tarde: 13h às 17h.

Aguarde, realizando operação...