Curso de Tecnologia em Gestão Comercial

O comércio varejista vende bens de uso pessoal ou familiar aos consumidores, sendo a última etapa de uma cadeia produtiva que liga fabricantes a consumidores. Assim, atua com grande movimentação econômica e geração de empregos, com processos inovadores na gestão dos negócios e desafios constantes que obrigam os empresários e gerentes profissionais a se adequarem ao competitivo mercado globalizado. A Candido Mendes – Campos apresenta o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Gestão do Varejo), por entender que a região necessita de profissionais devidamente qualificados e atentos aos novos desafios.

O curso é específico para empresários, gerentes e sucessores do comércio varejista, com formação de terceiro grau no ambiente empresarial, mesclando a teoria necessária para solidificar a base profissional e práticas comerciais.

Ao longo do curso, dentre as atividades extracurriculares, são feitas viagens para empresas modelo e ministrados seminários de interesse do setor, buscando maior absorção de conhecimento e interação com o mercado.

Além de destacar-se como o melhor curso do estado do Rio de Janeiro, de acordo com os resultados do ENADE-2012, o superior de Tecnologia em Gestão Comercial ainda possibilidade a retirada do CRA após a conclusão.

Atuação Profissional

Atuar como gestor/gerente de empresas do setor de comércio varejista, com objetivo de torná-las mais competitivas.

Perfil do Egresso – Tecnólogo em Gestão Comercial (ENADE 2012)
Profissional capacitado a:

  1. Analisar viabilidade econômico-financeiro-tributário;
  2. Planejar, operar, implementar e atualizar sistemas de informações comerciais;
  3. Atuar no fluxo de informações com os clientes;
  4. Projetar a visibilidade do negócio junto ao mercado;
  5. Definir Estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
  6. Gerenciar custo e formação de preço dos produtos;
  7. Gerenciar o relacionamento com clientes.

Habilidades e Competências (ENADE 2012)

  1. Compreender a cadeia de negócio;
  2. Identificar oportunidades de negócios;
  3. Analisar demonstrativos financeiros;
  4. Gerenciar e capacitar equipes;
  5. Elaborar e implementar planejamento de vendas;
  6. Negociar;
  7. Definir e acompanhar orçamento (metas);
  8. Interpretar cenários;
  9. Agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social;
  10. Ser inovador.

Corpo Docente

Professor Titulação
Ana Carolina de Almeida Sá Mestra
Alzilene Pio Mestra
Paulo Clébio do Nascimento Mestre
Alexandre Said Delvaux Mestre
Carlos Alberto de Mello Reis Junior Especialista
Aretha Chagas Especialista
Willian Vieira Nolasco MBA em Gestão de Empresarial
Fabiana Pinto da Silva Mestra
Rodrigo de Anido Lira Doutor
Irenice Aparecida Nunes de Souza Mestra
Washington Luis Tavares Mestre
Giselle Teixeira de Almeida Mestra

Matriz Curricular

Período Disciplina Créditos Carga Horária
 1º Introdução ao Varejo 3 60
Informática Aplicada 2 40
Contabilidade Básica 3 60
Direito Empresarial 2 40
Tópico Especial I 2 40
Tópico Especial II 2 40
Total: 14 280
 
 2º Fundamentos de Administração 2 40
Contabilidade Gerencial 3 60
Gestão de Loja 3 60
Marketing Básico 2 40
Direito Trabalhista 3 60
Total: 13 260
 
 3º Gestão de Pessoas 3 60
Gestão de Qualidade 3 60
Matemática Financeira 2 40
Direito do Consumidor 3 60
Estatística Aplicada 2 40
Total: 13 260
 
 4º Indicadores do Varejo 2 40
Gestão e Log. Marcadológica 3 60
Comunicação Visual 3 60
Planejamento Estratégico 2 40
Comportamento Humano 3 60
Total: 13 260
 
 5º Comportamento do Consumidor 3 60
Sistema de Informação Gerencial 3 60
Análise Mercadológica de Oportunidade 2 40
Gestão Financeira I 2 40
Comércio Eletrônico 3 60
Total: 13 260
 
 6º Gestão Financeira II 2 40
Estrat. Loc. no Varejo 3 60
Liderança e Formação Equipes 3 60
Estratégia de Vendas 3 60
Tópico Especial III 2 40
Total: 13 260
 
Total Geral: 79 1580

 

Eventos do Curso

A Candido Mendes, entendendo a importância dos eventos fora de sala de aula para uma sólida formação acadêmica dos alunos, promove diversas palestras no transcorrer do semestre letivo. Eis alguns exemplos:

Laboratórios

A Universidade Candido Mendes – Campos possui atualmente 6 (seis) laboratórios de informática devidamente equipados, com um total de 117 (cento e dezessete) microcomputadores, todos interligados em rede e à Internet, com manutenção sistemática e periódica. Além disto, é possível acessar a Internet através do Wifi em toda a Universidade.

Os microcomputadores dos laboratórios de uso geral possuem os softwares necessários às diversas disciplinas, bem como têm diversos sistemas operacionais instalados, permitindo uma maior gama de atividades relativas às disciplinas de sistemas operacionais e redes de computadores, além de permitir que os alunos tenham contato com diferentes softwares e tecnologias.

Todos os alunos possuem uma identificação e uma senha, que é solicitada pelo sistema para que eles possam ter acesso aos softwares. O perfil do sistema é definido conforme o curso a que o aluno está matriculado. Aos alunos é facultado o acesso aos laboratórios para realização de trabalhos. Os laboratórios estão abertos das 7h 30 min às 22h30min, de segunda-feira até sexta-feira, e das 7h30min às 16h30min aos sábados. Caso haja necessidade, os laboratórios são abertos aos domingos.

As salas de aula, bem como os laboratórios, estão planejadas para terem livre acesso por meio de cadeiras de rodas, inclusive às bancadas de trabalho, tanto nos laboratórios de uso geral como no de Hardware.

Informações Gerais

Habilitação
TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL

Carga Horária
1600h

Duração
03 anos

Turnos
Noturno

Reitor
Candido Mendes

Diretor
Luis Eduardo de Oliveira Souza

Coordenador Acadêmico
Paulo Clébio do Nascimento

Mensalidade

Mensalidade – R$ 543,63

OBS: Descontos para o diurno somente se houver oferta de vagas.

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