Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes - Processo Seletivo

O ingresso através de processo seletivo poderá ser feito por meio do tradicional Vestibular, do Programa de Acesso Diferenciado - PAD ou mediante nota do ENEM.
O Processo Seletivo será efetuado nas Unidades da UCAM e será facultado ao candidato indicar, no momento da adesão ao processo, a forma de seleção a que pretende concorrer e sua opção de Unidade, curso e turno.

O candidato realizará os testes e entrevistas na sede da Unidade onde efetivou sua inscrição, de acordo com a programação apresentada.
Após a publicação do resultado do Processo, não caberá recurso de qualquer natureza.

 

Vestibular

O Vestibular é realizado uma vez a cada semestre, em data previamente marcada pela Instituição. Os candidatos devem inscrever-se pela Internet, no site www.eupossoestudarnacandido.com.br, ou na própria Instituição.
A prova contempla questões de Língua Portuguesa, Redação, Conhecimentos Gerais e Matemática, tendo duas (2) horas de duração.
O Concurso Vestibular será composto de uma redação e questões objetivas (múltipla escolha) que, com base nas disciplinas da Educação Básica, visarão a:

  • proficiência em Língua Portuguesa;
  • compreensão dos conhecimentos que envolvam os aspectos geopolíticos, sociais e econômicos do mundo; e
  • capacidade de utilização das competências matemáticas em consonância com os referenciais curriculares nacionais.

 

PAD - Programa de Acesso Diferenciado

O PAD é uma forma alternativa de ingresso ao ensino superior, sendo um modo diferenciado de avaliação do candidato. Neste programa, além da redação e prova objetiva de conhecimentos gerais e assuntos da atualidade, o candidato deve participar de uma entrevista.
As provas são realizadas às quartas-feiras, às 19h.

Os candidatos interessados em participar do PAD devem se inscrever por meio do site www.eupossoestudarnacandido.com.br dentro do calendário oferecido.

Inscrições abertas para o PAD 2017.1, clique aqui e inscreva-se! 

 

ENEM

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM serão aceitas como forma de ingresso na Universidade, desde que os resultados atendam aos requisitos.
Os candidatos que hajam prestado o ENEM e obtido, no seu conjunto de provas, média aritmética superior a 500 (quinhentos pontos), serão aprovados.

Download do formulário de inscrição através de nota do ENEM.

 

Transferência

O processo de transferência ocorre de duas formas: Interna e Externa.

  • Interna
    A transferência interna, de um curso para outro, só é permitida sempre que haja vaga, e que sejam feitas as necessárias adaptações curriculares, depois de ouvida a Coordenação Geral de Ensino. Havendo vaga, sendo respeitadas as referidas adaptações, e a transferência tendo sido requerida no prazo estabelecido pelo Calendário Escolar, a mesma será autorizada.

  • Externa
    Semestralmente, a transferência externa para o mesmo curso ou afim será aceita obedecidas as normas contidas no Edital de inscrição para o Processo Seletivo sob a forma de transferência ou portador de diploma de curso superior. O aluno de outro estabelecimento de Ensino Superior poderá pedir transferência para a UCAM, para prosseguimento de estudo, bastando que haja vaga no curso pretendido, e a documentação exigida esteja conforme as disposições legais. A Universidade não concede transferência a aluno que se encontre respondendo a inquérito administrativo, cumprindo penalidade disciplinar, exceto a casos previstos em lei. Os requerimentos dos candidatos à transferência devem observar o calendário escolar.
    Download do formulário de Transferência Externa.

Documentos necessários para Transferência:

  • Cópias do documento de identidade e CPF;
  • 01 retrato 3x4 recente e de frente;
  • Histórico Escolar (do curso superior), para aproveitamento de estudos;
  • Programa de Disciplinas cursadas, para aproveitamento de estudos;
  • Prova de reconhecimento do curso, constante do Histórico Escolar expedido pela IES de origem;
  • Recibo da taxa de deverá ser paga na Tesouraria da Candido. Taxa para análise de aproveitamento de estudo para reingresso não será devolvida em caso de desistência posterior ao exame de processo.

 

Reingresso

Aqueles que possuem uma graduação podem aproveitar as disciplinas do curso já feito, estando em acordo com as normas vigentes, e concluir um novo curso em um tempo menor. Além disto, participando do programa, o candidato ganha 20% de desconto nas mensalidades até se formar. No caso de ex-alunos, esse desconto passa a ser de 25%.
Faça o download do Formulário de Reingresso, junte a documentação necessária e venha para a Universidade Candido Mendes.
Download do formulário de Reingresso.

* Alunos formados na UCAM ganham 25% de desconto para o reingresso, exceto nos cursos de Administração e Ciências Contábeis entre  si.

Documentos necessários para Reingresso:

  • Cópias do documento de identidade e CPF;
  • 01 retrato 3x4 recente e de frente;
  • Histórico Escolar (do curso superior), para aproveitamento de estudos;
  • Programa de Disciplinas cursadas, para aproveitamento de estudos;
  • Cópia do diploma;
  • Recibo da taxa de deverá ser paga na Tesouraria da Candido. Taxa para análise de aproveitamento de estudo para reingresso não será devolvida em caso de desistência posterior ao exame de processo.

 

Edital de Processo Seletivo

Veja aqui o Edital de Processo Seletivo para 2017.1.