Depoimentos

    • Jose Luccas Denadai

      José Luccas de Azeredo Denadai

      O José Luccas de Azeredo Denadai tem 18 anos e cursa o 3º período de Engenharia Mecânica. É estagiário da Biblioteca há cerca de 7 meses e  conta que, antes de estudar na Universidade, morava em Cachoeiro de Itapemirim, ES, portanto sua chegada à Campos trouxe um mundo novo. “O estágio me ajudou a perder a timidez e conhecer pessoas que me ajudam dentro e fora da Candido, comecei amizades do zero. Além disto, o contato com os livros me inspira a estudar e ler.”. Segundo ele, a escolha da Universidade se deu por indiciação de uma prima “A graduação é essencial hoje, e minha prima me indicou a Candido por conhecer o ensino”.

      (Entrevista realizada em março de 2016)

    • Bernardo

      Bernardo Fortunato Patrão

      Bernardo cursa o 3º período de Engenharia Mecânica e é estagiário do Laboratório de Informática, e conta que iniciou o estágio assim que ingressou na Universidade, completando neste mês um ano no programa. De acordo com ele, esta não é sua primeira experiência profissional, tendo trabalhado anteriormente também com computação. Para o jovem, o estágio proporcionou oportunidade de tornar-se mais responsável. “Aprendi a lidar com colegas de trabalho de maneira profissional, sabendo separar a hora para brincadeiras da hora de falar sério”, conta ele, que vem de outra cidade e viu no estágio uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, fazendo amizades verdadeiras.

      (Entrevista realizada em janeiro de 2016)

    • Victor

      Victor Pereira de Vasconcelos

      Victor está no 8º período de Engenharia Mecânica e tem em sua bagagem não só a experiência do estágio como também a de presidir a comissão organizadora do CREEM – Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, um dos mais importantes da área. Durante seu período de estágio, Victor passou 3 meses na Assessoria Pedagógica e está há cerca de 1 ano na Biblioteca da Universidade. Ele conta que nunca foi tímido, mas o estágio o ajudou a trabalhar sua comunicação e capacidade de lidar com o público. Inclusive, o estágio o ajudou a saber como se portar diante das empresas patrocinadoras do CREEM, visto que já fazia contatos com empresas na própria Biblioteca. Chegando aos últimos períodos do curso, seu conselho é para que os alunos busquem estágios em setores dinâmicos, pois aprenderão a lidar com situações enfrentadas no dia-a-dia por profissionais nas empresas, e mesmo por engenheiros. “Correr atrás do estágio já é um aprendizado. É como a busca por emprego no mercado de trabalho”.

      (Entrevista realizada em dezembro de 2015)

    • Helena

      Helena Demenjour Silva

      A entrevistada é a Helena Demenjour Silva, do curso de Engenharia Mecânica. Helena, que está no 3º período do curso, faz estágio há quase 10 meses no Projeto Matemática Interativa – PMI. Antes de iniciar seus estudos em Engenharia Mecânica, nossa estagiária havia feito um curso de Design Gráfico e, ao conhecer um profissional da área de Mecânica, se encantou com os projetos mecânicos, que se assemelhavam aos projetos desenvolvidos no curso anterior. Ela conta que escolheu a Candido Mendes por conhecer o ensino e por indicação de colegas, já alunos da Instituição. Ao iniciar o estágio, Helena teve de controlar sua timidez e aprender a agir com proatividade, o que, segundo ela, contribuiu para uma melhoria em sua vida pessoal e profissional. “Sinto que tenho passado por um treinamento. Em uma entrevista de emprego, talvez eu não tivesse antes o mesmo desempenho que tenho hoje, após o estágio”.

      (Entrevista realizada em setembro de 2015)

    • Marcelo

      Marcelo Cabral Rodrigues

      O estagiário desta edição é o Marcelo Cabral Rodrigues. Com 19 anos, cursando o 4º período de Engenharia Mecânica, ele está há 1 ano e 1 mês no Programa de Estágio Interno. Marcelo iniciou seu estágio na recepção da Universidade, onde ficou por cerca de 8 meses, e hoje atua no PAD – Programa de Acesso Diferenciado. Tendo feito técnico de mecânica antes de iniciar a graduação, ele conta que escolheu a Candido Mendes por acreditar na qualidade de ensino.
      Sobre o estágio, Marcelo ressalta que ter que cumprir horários, ter responsabilidades, trouxe disciplina para sua vida. “O estágio tem me dado uma boa experiência e tem ajudado na renda familiar”.

      (Entrevista realizada em agosto de 2015)

    • Thaynara

      Thaynara Carlos Maciel

      A Thaynara já fazia parte da Candido Mendes antes mesmo de iniciar a graduação. Cursando hoje o 2º período de Engenharia Civil, iniciou sua história com a Universidade aos 15 anos, no período em que foi Jovem Aprendiz e atuou por 1 ano e 6 meses no CENPRE, onde é estagiária. Hoje com 17 anos e há 3 meses no programa de estágio, Thaynara conta o quanto aprendeu. “Sinto que hoje estou capacitada para atuar no mercado, aprendi a lidar com pessoas diferentes, empresas, alunos.”

      (Entrevista realizada em julho de 2015)

    • lucas

      Lucas Andrade Pereira

      Ex-aluno do curso de Relações Internacionais, Lucas foi estagiário da Secretaria, da Xerox e da Coordenação de Engenharia. Sempre muito elogiado pela organização e tranquilidade, acredita que aprendeu muito neste tempo. “Hoje sei como funciona a dinâmica dentro de uma empresa,quais são as responsabilidades de um funcionário, para que ele seja um profissional de qualidade”, comentou Lucas. Como pretende dar aulas no futuro, pretende fazer o Mestrado Profissional em Planejamento e Gestão de Cidades. Lucas hoje foi efetivado, algo que acontece com muitos dos que participam do programa de estágio, e trabalha na Secretaria da Universidade.

      (Entrevista realizada em março de 2015)

    • kethelyn

      Kethelin Joviniano da Hora

      Já conhecida pelos alunos e funcionários da Universidade, Kethelin faz estágio na recepção há 1 ano e 5 meses. Ela tem 18 anos e é aluna do 4º período do Curso de Engenharia de Produção. Neste tempo, acredita que aprendeu a lidar com o público e a trabalhar em grupo. “É minha primeira experiência no mercado e hoje tenho noção do funcionamento de uma empresa, sei me comportar. Isso vai ser muito importante na minha vida profissional”.

      (Entrevista realizada em junho de 2015)

Depoimentos

Aguarde, realizando operação...