Campeonato de Pontes

O Projeto Campeonato de Pontes é uma iniciativa dos cursos de Engenharia realizada a partir de experiências didáticas similares adotadas em várias instituições de ensino do exterior. As duas primeiras edições tiveram como material base o espaguete e, a partir de 2018, as pontes passam a ser construídas com palitos de bambu.

Proposta

O tema do trabalho proposto é o projeto, a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de bambu (tipo espeto para churrasco ou vareta para algodão doce), colas epóxi (tipo araldite, durepox, super bonder) e cola quente (tipo silicone, aplicada com pistola), conforme especificado no regulamento da competição.

A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 750g de palitos de bambu (desconsiderando os apoios de PVC e o suporte de aço para aplicação da carga). A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes, do projeto referente ao tipo de ponte escolhida, com memorial de cálculo e estimativa da carga de colapso.

O trabalho deverá ser realizado em grupo, sendo cada grupo formado por até 4 estudantes dos cursos de engenharias da UCAM, devendo os mesmos estarem matriculados ou terem cursado pelo menos uma das disciplinas relacionadas ao estudo do comportamento das estruturas (mecânica estática, resistência dos materiais, análise estrutural, pontes, estruturas metálicas, estruturas de madeira).

Objetivos do Trabalho

O objetivo principal do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam:

Equipe Responsável

Prof. Sebastião José Petrucci Rangel
Prof. Marcos Vinicios Pereira Santana
Profa. Lucila Maria Rebello Teixeira
Prof. Markssuel Teixeira Marvila
Prof. Mario Coelho Barroso
Prof. Fabiano Portal Chagas
Prof. Lucio José Terra Petrucci
Profa. Márcia Almeida Silva

Inscrições

As inscrições dos grupos para a 3ª Competição de Pontes da UCAM estarão abertas a partir da sexta-feira 27 de abril de 2018, e deverão ser realizadas através do formulário de inscrição disponibilizado na internet no site da instituição. A data limite para inscrição será a quarta-feira 30 de maio de 2018.

Inscreva-se aqui.

Entrega das pontes

A data para a entrega da ponte e do CD contendo o relatório de construção da ponte, o projeto detalhado e a estimativa de carga da ponte, é terça-feira 12 de junho de 2018, no laboratório de ensaios mecânicos do prédio dos laboratórios das engenharias na UCAM (Rua Anita Peçanha, 100), de 10h00 às 12h00 e de 14h00 às 21h00.

Data da competição

A data para realização da competição propriamente dita, isto é, dos testes de carga das pontes construídas, é quarta-feira 13 de junho de 2018 das 19h00 às 22h00 no auditório da UCAM.

Premiação para Terceira Competição de Pontes da Universidade Candido Mendes

Até o momento, estão confirmados os seguintes prêmios:

Prêmios para o 1o Lugar:

Outros Prêmios:

Regulamento

Clique aqui para acessar o regulamento.

Dados para Projeto e Software para Apoio

Confira aqui os dados para projeto e uma lista de programas computacionais úteis para o cálculo da ponte treliçada, com links para os respectivos arquivos e para os sites dos autores dos programas.

Obs.: As equipes poderão retirar uma barra de aço 8mm e dois tubos de pvc 1/2″ para construção da ponte, no laboratório de mecânica, com os técnicos Maurício ou Erick.

Dicas

Lugares para compra dos palitos de bambu da marca Natural:

Lugares para compra da cola epóxi e cola quente:

Última competição

Veja aqui como foi o Campeonato de Pontes de 2018.

Aguarde, realizando operação...