Alunos de Engenharia Mecânica realizam TCC em parceria com empresa Francesa

A UCAM, através de parcerias firmadas com empresas internacionais, vem possibilitando aos seus alunos desenvolverem pesquisas com a utilização de tecnologias de inspeção industrial de ponta no laboratório de Soldagem/ Ensaios Não Destrutivos Avançados (ENDs).

Durante a última semana, dois grupos de trabalho de conclusão de curso (TCC), realizaram testes com o equipamento da empresa francesa M2M chamado de GEKKO que aplica a tecnologia Phased Array/TFM (Total Focusing Method). Para realizar os testes a UCAM recebeu a visita do especialista nesta tecnologia, o Prof. Mathieu Bouhelier, que transferiu para os alunos o know-how necessário que permitiu a realização de vários testes em juntas soldadas de aço Inox e aço carbono para os respectivos TCCs.

Os resultados obtidos atingiram plenamente os objetivos estabelecidos nos trabalhos. Por se tratar de uma tecnologia de ponta e exclusiva no Brasil, os TCCs vão dar origem a trabalhos científicos que serão publicados em conferências e/ou revistas especializadas.

Além do desenvolvimento destes TCCs, o laboratórios de ENDs Avançados vem trabalhando no sentido de expandir as parcerias internacionais. A UCAM vem trabalhando com outras empresas, da Inglaterra e de Portugal, em novas parcerias para desenvolvimento de projetos de P&D, possibilitando assim oportunidades de temas para futuros TCCs e ainda envolvendo alunos em programas de iniciação científica.

Aguarde, realizando operação...