Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes - Horas PAC

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios de acordo com as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores Aprovadas pelo Ministério da Educação e têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

O PAC - Programa de Atividades Complementares instituído pela Universidade Candido Mendes considera as diretrizes emanadas da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, onde se definiu os quatro pilares norteadores da Educação: “aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser”.

O PAC é um programa de educação complementar que se caracteriza como um diferencial na formação universitária. Sendo assim, as atividades desenvolvidas na forma de pesquisa, estudo, monitoria, palestra, seminário, congresso, trabalho social e produção de iniciação científica, dentre outras atividades, são componentes curriculares enriquecedores que complementam a formação dos discentes e visam uma formação profissional mais abrangente.

Para acessar o Regulamento do Programa de Atividades Complementares, clique aqui.

 

Distribuição das cargas horárias do PAC

As Atividades Complementares terão sua carga horária fixada por meio das Diretrizes Específicas de cada curso de graduação e compõe-se de:

  1. Atividades complementares de ensino;
  2. Atividades complementares de pesquisa;
  3. Atividades complementares de extensão;
  4. Atividades complementares de vivência profissional, científica ou comunitária;
  5. Eventos acadêmicos e culturais, enriquecedores do perfil do formando.

O Programa de Atividades Complementares (PAC) apresenta-se organizado no universo dos períodos letivos de cada Curso de Graduação deste Instituto de Ensino Superior, no qual o aluno precisará comprovar, no mínimo, 200 (duzentas) horas de atividade até o final do seu curso. Serão computados como Atividades Complementares, somente aquelas desenvolvidas concomitantemente à realização do curso de graduação do discente. As atividades que forem desenvolvidas nos horários regulares de docências, ficarão a critério do aluno a sua participação, não sendo previsto abono da sua falta em sala de aula. Enfatiza-se, por conseguinte, que o Curso de Graduação onde o Estágio Curricular Supervisionado for de obrigatoriedade na estrutura organizacional do Curso, este não será considerado, nem computado como atividade acadêmica complementar.

O discente somente participará da solenidade de Colação de Grau após apresentação do fechamento da carga horária exigida pelo Programa de Atividades Complementares.

Limites para integralização das 200 horas obrigatórias de Atividades Complementares, CONFIRA A TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

 

Registro de Atividades Complementares

O aluno deve criar um requerimento de horas PAC por meio do Portal Acadêmico, anexando os documentos comprobatórios. O requerimento será analisado pelo coordenador e, após o pedido ser deferido, as horas serão registradas no histórico de horas PAC do aluno.

 

Formulários

Formulário para Eventos Culturais
Para preenchimento quando a atividade for:

  • Visitas a museus, teatros, patrimônios artísticos e culturais.
  • Assistência a filmes

Para acessá-lo, clique aqui.

 

Projeto Sessão do Saber

O projeto "Sessão do Saber" cria um catálogo de filmes específicos para cada curso, visando favorecer a reflexão sobre diversos temas, provocar o questionamento e o senso crítico em todas as áreas do conhecimento, que muitas vezes não são aprendidas em sala de aula.

O uso do filme modifica o processo de aprendizagem e permite diferentes abordagens pedagógicas. Educar assistindo um filme ou utilizar o cinema na formação acadêmica, possibilita aos participantes uma visão mais ampla dos conteúdos teóricos e amplia as discussões acerca das relações entre teoria e prática. É ensinar a ver diferente. É educar o olhar.

A assistência a filmes tem como objetivo:
• Contribuir para a formação generalista, crítica, humanista e reflexiva.
• Complementar a formação profissional, cultural e social.
• Estimular a capacidade analítica do aluno e a avaliação de situações novas.
• Despertar o conhecimento e dispor de vivências acadêmicas extracurriculares.

O aluno terá que trazer o comprovante da locadora ou o bilhete do cinema e responder ao Formulário para Relatório de Atividades Complementares (download) sobre o filme assistido.
Relação de filmes de cada curso: