Temáticas de Ciências Sociais como chaves de análise interdisciplinar

DOCENTE
Me. Synthio Vieira de Almeida (IFF Centro)

CARGA HORÁRIA
30h/aula

PÚBLICO-ALVO
Professores de língua portuguesa e produção de texto ou profissionais de áreas afins como História, Geografia, Relações Internacionais, Ciências Sociais e Línguas Estrangeiras.

EMENTA
Introdução de temáticas e/ou conceitos das Ciências Sociais com o objetivo de criar condições de análise interdisciplinar na produção e interpretação textual, numa visão crítica da sociedade, na Área de Língua Portuguesa. Serão abordados conceitos de: Trabalho Alienado (Karl Marx); Intelectual Orgânico, Intelectual Tradicional e de partido como Intelectual Coletivo (Antonio Gramsci); Individualismo e Desencantamento na Sociedade Moderna (Alexis de Tocqueville e Max Weber); Nova Ordem Mundial (Noam Chomsky); Estado e Neoliberalismo (Pierre Bourdieu); o “fazer pedagógico – fazer é pensar” (Richard Sennett).

AULAS
S
sábados 06/05, 20/05 e 03/06, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

INVESTIMENTO
2 parcelas de R$ 300,00;

COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Me. Douglas Lemos Monteiro dos Santos;

Obs.: Trata-se de uma disciplina da Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa que será ofertada na modalidade “curso de extensão” aos alunos de graduação e comunidade externa (requisito: ser também aluno de uma graduação ou profissional formado em uma das áreas afins à descrição do curso) que tenham interesse em ciências sociais e interpretação textual.

Aguarde, realizando operação...
CLIQUE PARA ACESSAR: