Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes - Campeonato de Pontes de Espaguete

Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, o evento foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS, e consiste na análise, o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição.

O recorde da competição é de 234 kgf e foi atingido na competição do semestre 2011/2. Este valor é recorde brasileiro em competições semelhantes, e é superior ao recorde mundial de 176 kgf que segundo a Johns Hopkins University (Estados Unidos) foi obtido na Okanagan University College (Canadá), em condições semelhantes.

O regulamento para esta primeira competição da UCAM terá como base as normas adotadas pela UFRGS em sua XXV competição.

Abaixo são apresentadas as informações necessárias para a execução do trabalho proposto e após a finalização da competição serão publicados no site da Universidade os resultados de todos os grupos de alunos das disciplinas que participaram, fotografias e filmes dos ensaios das pontes.

 

Proposta

O tema do trabalho proposto é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas epoxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), conforme especificado no regulamento da competição.

A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 750 g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com memorial de cálculo e estimativa da carga de colapso.

O trabalho deverá ser realizado em grupo, sendo cada um deles formado por até 4 alunos dos cursos de engenharias da UCAM, de quaisquer períodos.


 

Objetivos do Trabalho

O objetivo principal do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam:

  • Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia;
  • Utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia;
  • Projetar sistemas estruturais simples;
  • Comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita;
  • Trabalhar em grupo para executar seus projetos.

 

Equipe Responsável

Prof. Fabiano Portal
Prof. Marcos Vinicios Pereira Santana
Prof. Sebastião José Petrucci Rangel
Profa. Lucila Maria Rebello Teixeira

 

Dados para Projeto e Software para Apoio

No link https://www.ufrgs.br/espaguete/software.html é apresentada uma lista de programas computacionais úteis para o cálculo da ponte treliçada, com links para os respectivos arquivos e para os sites dos autores dos programas.

Veja os dados para projeto aqui.

 

Regulamento

Clique aqui para acessar o regulamento.

 

Inscrições

As inscrições dos grupos para o 1ª Campeonato de Pontes de Espaguete da Universidade Candido Mendes estarão abertas a partir da terça-feira, 16 de agosto de 2016, e deverão ser realizadas por meio do formulário de inscrição que será disponibilizado online. A data limite para inscrição será a sexta-feira, 16 de setembro de 2016.

 

Entrega das pontes

As pontes e os CDs contendo os projetos detalhados foram entregues na terça-feira, 01 de novembro de 2016, no Laboratório de Ensaios Mecânicos do prédio dos laboratórios das engenharias.

 

Última competição

A realização da competição propriamente dita, isto é, dos testes de carga das pontes construídas, foi no dia 04 de novembro de 2016sexta-feira, das 19h00 às 22h00, no auditório da UCAM.

Veja aqui as fotos e detalhes do evento.

 

Premiação

  • Para os espectadores:
    Os alunos de engenharia da Universidade que assistirem a competição do teste de carga das pontes, receberão 5 horas PAC.

  • Para todos os competidores:
    Os alunos dos grupos inscritos na competição que participarem do teste de carga da ponte, caso estejam matriculados em alguma disciplina relacionada ao tema do projeto da ponte (Mecânica Estática, Resistência dos Materiais I, Resistência dos Materiais II, Análise Estrutural I, Análise Estrutural II, Análise Estrutural III, Projeto de Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeiras, Pontes) receberão 1 ponto na P2 da respectiva disciplina e 20 horas PAC.

  • Prêmios para o 1º Lugar:
    Cada um dos integrantes do grupo que for vencedor com a ponte mais resistente, entre todas as pontes participantes da competição, receberá uma medalha comemorativa do evento e um certificado oficial de ganhador da competição.
    Cada aluno do grupo vencedor da competição receberá um exemplar do livro Análise das Estruturas do autor R. C. Hibbeler (8ª Edição) ou do livro Fundamentos da Análise Estrutural do autor Kenneth M. Leet (3ª edição).

  • Outros Prêmios:
    Será sorteado entre todos os participantes da competição cujas pontes ultrapassem a carga de 30 kgf, um exemplar do livro Resistência dos Materiais do autor R. C. Hibbeler (7ª Edição). O sorteio e a entrega do prêmio serão realizados no dia da competição, ao final do evento, e a entrega do prêmio estará condicionada à presença do participante sorteado, isto é, caso o participante sorteado não esteja presente, será realizado novo sorteio.