Acadêmicos de RI e Engenharia de Produção participam de visita técnica no Porto do Rio

As visitas técnicas proporcionam aos estudantes uma visão geral da futura profissão. É em momentos como esse que eles têm a oportunidade de conhecer, por exemplo, processos, estrutura social e organizacional de uma empresa e a dinâmica de um determinado espaço de trabalho. Isso tudo contribui na formação acadêmica do estudante. E foi exatamente isso que vivenciaram os alunos dos cursos de Relações Internacionais e Engenharia de Produção durante a visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 3.

“Foi uma experiência única para aliar teoria à prática e compreender melhor sobre o histórico e importante Porto do Rio de Janeiro”, avaliou Douglas Lemos, coordenador do Curso de RI, acompanhado também pela assessora pedagógica, Márcia Cláudia Dutra, e Adriana D’Ávila, coordenadora do CENPRE.

Os estudantes assistiram à palestra de Ernesto Brito, funcionário com mais de 40 anos de experiência em atividades portuárias e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Rio de Janeiro. Na ocasião, Brito fez uma explanação institucional sobre a Companhia Docas do Rio de Janeiro, abordando a infraestrutura do Porto do Rio, suas vias de acesso e seus terminais, bem como apresentou dados sobre comércio exterior brasileiro a partir do Porto.

“A visita técnica foi uma experiência maravilhosa, consegui conhecer na prática a essência do que é ser de Relações Internacionais. Em questão de comércio internacional, alargou os meus horizontes”, avaliou Ângela Beatriz, acadêmica do 3° período de RI.

Para Douglas Marques, do 7º período de RI, a visita técnica foi uma ótima oportunidade de obter conhecimento prático acerca do comércio exterior em território nacional. “É sempre enriquecerdor ter a chance de ver como as coisas funcionam no mundo real.”

Além disso, os acadêmicos conheceram como é a movimentação de contêineres e quais são os principais investimentos públicos e privados no Porto. Ao final, Ernesto Brito guiou os alunos e professores em uma visita à área de carregamento e descarregamento de mercadorias e ao pátio dos contêineres. Discutiram ainda, de forma geral, aspectos relevantes quanto à revitalização da área portuária do Rio de Janeiro e suas consequências.

Aguarde, realizando operação...