Chamada para artigos: dossiê “Portos e Região: desafios e perspectivas”.

O periódico Petróleo, Royalties e Região divulga a chamada aberta para artigos com o tema “Portos e Região: desafios e perspectivas” – organizado pelos professores Valdir Júnio dos Santos e Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda, com publicação prevista para 30 de dezembro de 2020. 

O dossiê procura contribuir para o debate teórico e analítico, buscando tratar dos desafios e das perspectivas que se colocam frente às dinâmicas portuárias, em um cenário associado aos grandes projetos de investimento e infraestrutura decorrentes das transformações da economia global. Não obstante, tais atividades portuárias têm rebatimentos consideráveis na reconfiguração espacial por meio de novas dinâmicas de estruturação urbano-regionais, considerando, ainda, nesse contexto, uma análise sobre os agentes (políticos, econômicos e sociais) e as práticas de produção do espaço.  

No caso do Norte Fluminense, vivenciamos, na última década, as transformações relacionadas ao Porto do Açu e seu impacto em termos políticos, econômicos, socioculturais e ambientais – o que nos impele a possibilidades de articulações analíticas com outras escalas, em que tais dinâmicas portuárias também sejam operantes. Desse modo, este dossiê busca reunir trabalhos que investiguem, em suas perspectivas interseccionais, os debates associados à dinâmica portuária, às políticas públicas, ao desenvolvimento regional e local, aos conflitos socioterritoriais (urbanos e rurais) e ambientais. 

Esta chamada é aberta a submissões que proponham abordagens nas diversas áreas do conhecimento e que tenham objeto de debate e reflexão articulada ao tema “Porto e Região”, considerando a amplitude de seu espectro, suas dimensões e diferentes escalas. 

As submissões devem seguir as diretrizes para os autores previstas pela revista. 

A data-limite para submissão de artigos é 15 de novembro de 2020.

Deve-se enviar a submissão para o e-mail: boletim.ucam@gmail.com

Chamada para artigos: dossiê “Portos e Região: desafios e perspectivas”.

Aguarde, realizando operação...