Como Aproveitar Melhor o Tempo Livre para Conciliar Estudo e Trabalho ?

          1. Se organize

Entenda-se! Conciliar trabalho, estudos e ainda fazer com que sobre um tempo livre para descansar ou fazer qualquer outra coisa é algo realmente difícil. Por isso, entenda suas prioridades! Um passo fundamental é definir um cronograma de compromissos que inclua os horários de aula, o tempo de trabalho e possíveis atividades extras durante a semana — marcando em destaque datas importantes, como reuniões ou provas.

Assim, antes de dormir, anote todas as tarefas que precisam ser concluídas no dia seguinte e o tempo previsto para sua realização. Isso lhe possibilitará ter uma visão geral do dia e a se preparar para que não fique nada incompleto.

Criar uma rotina ajuda a evitar a procrastinação e a perda de tempo com atividades sem importância.

Dica: anote! Seja em uma agenda virtual ou tradicional. 

 


          2. Estabeleça metas realistas

É comum ter várias tarefas de estudo, leituras e atividades, e, quando essa jornada é combinada ao trabalho, a maioria dos(as) estudantes reclama da falta de tempo; porém, tudo pode ser resolvido.

Ao longo desse processo de planejamento e organização do tempo, defina metas realistas para si mesmo(a), evitando pressão e estresse desnecessários. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo e trabalhe para alcançá-las de maneira organizada e gradual.

 

          3. Estipule um tempo-limite para redes sociais

Poucas coisas nos distraem tanto e roubam nosso tempo como as redes sociais. Evite checar aplicativos e acessar seus perfis com frequência durante o expediente ou horário de estudo.

O ideal é separar um momento, ao fim do dia, para usá-las, utilizando seu tempo livre para se distrair um pouco. Mas atenção: o ideal é passar apenas minutos nas redes sociais, não horas.

 

          4. Durma bem

Dormir adequadamente é importante para manter a produtividade e a eficiência ao longo do dia.

Certifique-se de dormir o suficiente, fazer pausas regulares e se exercitar regularmente para manter o corpo e a mente saudáveis. Evite ao máximo sacrificar suas horas de sono para adiantar tarefas ou fazer outras atividades como assistir a filmes, internet ou sair com os amigos.

 

          5. Aproveite seu dia livre

Invista seu tempo livre de maneira inteligente para fugir da procrastinação e da sensação de culpa. Use esses momentos para fazer coisas que você realmente gosta, como ler um livro, praticar um esporte ou sair com amigos e família.

 

 

Isso o(a) ajudará a recarregar as baterias e a mantê-lo(a) motivado(a) e produtivo(a)!

Aguarde, realizando operação...