Debate com Tema “Royalties em Queda” lotou o Auditório da Candido Mendes nesta Terça-feira

Na última terça-feira, dia 10 de março, às 19h, o auditório da Universidade Candido Mendes foi sede de um debate sobre a Queda dos Royalties do Petróleo. O evento coordenado pelo professor Alexandre Said Delvaux contou com a presença dos professores José Luiz Vianna da Cruz (UCAM) e Roberto Moraes (IFF).

O tema chamou atenção de muitos alunos e visitantes que lotaram o espaço. O primeiro a falar foi o professor Roberto Moraes, que dissertou sobre a situação mundial do petróleo, o plano nacional e o quadro regional. Para finalizar, Roberto falou sobre a situação municipal. Segundo o professor, nenhum município no Brasil teve um crescimento da receita da forma como aconteceu com Campos e por isso o impacto é tão grande.” Não há na história do país, dados que mostrem um outro município com um crescimento tão rápido”, comentou Roberto.

Em seguida, o professor José Luis Vianna convidou o público a problematizar a questão da queda dos royalties para os municípios da região. Através de dados falou sobre a herança da economia regional e da lei de redistribuição dos royalties. Deixou bem claro que a mudança na receita municipal será gradativa e que há possibilidades de mudar o quadro com a ajuda da sociedade. Por fim, o professor disse que o próximo desafio é saber como aproveitar os benefícios sociais e econômicos que o Porto do Açu trará.

Após receber informações importantes sobre o tema, o público teve a chance de fazer perguntas, tirando dúvidas e ainda acrescentando conteúdos enriquecedores ao debate.

Aguarde, realizando operação...