Relações Internacionais e Comércio Exterior: conceitos e práticas

O curso apresenta distintas abordagens do comércio exterior para a economia latino-americana, em especial a brasileira, e da OMC – principal organização internacional de comércio. Desta forma, oferece aos estudantes uma visão inter e multidisciplinar sobre o Comércio Exterior no âmbito do Comércio Internacional e das Relações Internacionais contemporâneos.

OBJETIVOS
Oferecer aos estudantes uma visão inter e multidisciplinar sobre o Comércio Exterior no âmbito do Comércio Internacional e das Relações Internacionais contemporâneos, assim como permitir o exercício das estruturas internacionais do ponto de vista histórico e da análise da conjuntura política e econômica internacional e doméstica.
Apresentar distintas abordagens do comércio exterior para a economia latino-americana, em especial a brasileira.
Apresentar a OMC – principal organização internacional de comércio -, e as mudanças estruturais do Brasil para atender, enquanto signatário desta organização, as demandas do comércio internacional e exterior

JUSTIFICATIVA
A área de Comércio Exterior tem sido tratada de forma negligenciada nos cursos de Graduação e Pós-graduação no Brasil, como uma disciplina meramente técnica. Trata-se, contudo, de importante tema, tanto no plano teórico como na atuação do Brasil no cenário de integração econômica regional e aperfeiçoamento doméstico da prática de comércio exterior, constituindo, por fim, parte crescente no mercado de trabalho, pouco explorado na sua amplitude socioeconômica para o Brasil e suas negociações internacionais supra e intrablocos.

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a estudantes universitários, iniciantes ou interessados em iniciar na área de Relações Internacionais e Comércio Exterior, assim como a profissionais e empresários que necessitem de conhecimentos referentes à importação e exportação.

CARGA HORÁRIA
30 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Aula 1: Panorama histórico do Brasil no século XX – Industrialização e a política do populismo: GV e a ascensão brasileira no comércio internacional; a política estadunidense para a América Latina; política externa brasileira de Jânio ater a ditadura militar. 5 horas
  • Aula 2: Brasil: regionalismo, bloco econômico e comércio exterior para a América Latina – a política da boa vizinhança: influência norte-americana no desenvolvimento comercial do hemisfério; CEPAL 1964; blocos econômicos: Mercosul, Aladi, Alba, Nafta e Alca. 5 horas
  • Aula 3: OMC e CCI: as normas internacionais para o Comércio Exterior –panorama histórico do GATT para a OMC; normas internacionais para o comércio exterior; normativa de comércio exterior no Brasil. 5 horas
  • Aula 4: Práticas e técnicas de comércio exterior – INCOTERMS, nomenclatura e composição de preços para o comércio exterior; SISCOMEX e órgãos brasileiros para o desenvolvimento do comércio exterior; modalidades de embarque. 5 horas
  • Aula 5: Práticas de Exportação 5 horas
  • Aula 6: Práticas de Importação 5 horas

PROFESSORAS

  • Maria Fernanda Scelza
  • Mariângela Marques
  • Viviane Pinheiro

INVESTIMENTO
R$ 300,00
Alunos e ex-alunos pagam R$ 200,00

MAIS INFORMAÇÕES
Local: Coordenação de Pós-Graduação e Extensão
Horário: 9h às 12h e 15h às 22h (Segunda à Sexta)
Email: posgraduacao@ucam-campos.br / posgraduacao.ucam@gmail.com
Telefone: (22) 2726-2405

Aguarde, realizando operação...