Você conhece a história da Universidade Candido Mendes?

Em 1902, o Conde Candido Mendes de Almeida funda a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do País. Dezessete anos depois, é criada a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, a primeira escola superior de Economia do Brasil. Tendo por caráter o intuito de levar a educação às classes ignoradas, o conde não se aproveita da falta de concorrência para visar o enriquecimento; a Instituição nasce, então, como possibilidade de a baixa classe média alcançar a educação.

Na década de 1950, Candido Mendes de Almeida Junior cria a Faculdade de Direito Candido Mendes, sediada no Convento do Carmo, na Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, com padrão de excelência na área das ciências jurídicas e precursora no ensino da prática forense, sendo considerada até hoje referência nacional e internacional em ciências humanas e sociais.

Após a criação do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), em 1969, a Instituição não se curva ao autoritarismo e à nuvem obscura que paira sobre o céu brasileiro a partir de 1964. Durante os anos da ditadura militar, Candido Mendes convida diversos pensadores internacionais, a fim de manter em dia a sede do conhecer brasileiro e abri-la às exigências do humanismo. Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ possui uma das melhores estruturas de centro de pesquisa e pós-graduação do País, contando com cinco laboratórios de pesquisa e uma das mais especializadas e completas bibliotecas em Ciências Sociais do Brasil.

O desenvolvimento de programas de formação técnico-científica e o curso de Administração de Empresas, na expansão até Ipanema, trazem o crescimento, que resulta na criação dos primeiros campi fora da capital do estado, em Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo. Não se restringindo às ciências humanas e sociais, o Centro Cultural Candido Mendes, construído em Ipanema, é o primeiro em uma série de iniciativas nas áreas de cinema, teatro, artes plásticas e poesia, tornando-se ponto de referência da cultura carioca. Definitivamente, os anos 1970 foram uma época marcante para o que conhecemos hoje como Universidade Candido Mendes.

Há mais de um século oferecendo ensino de excelência e sendo marco histórico para a educação superior no Brasil, são mais de 20 mil estudantes pavimentando o seu caminho através do conhecimento e escrevendo mais um capítulo da história de uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil.

 

Convento do Carmo: A história começa com frei Pedro Viana, que funda o Convento do Carmo de Santos/SP e, em 1589, vem com outros carmelitas para o Rio de Janeiro. O imóvel ganha fama com a chegada ao Brasil de D. João VI e de sua mãe, a rainha de Portugal, D. Maria I, em 1808, quando o Convento é confiscado pela Coroa, deixando de ser usado pelos carmelitas e passando a ser ocupado por D. Maria I até sua morte, em 1816.

O Convento é de suma importância histórica para o Brasil, em especial para a cidade do Rio de Janeiro, tendo sido destinado a diversos usos ao longo do tempo, como comportar a Real Biblioteca, precursora da Biblioteca Nacional do Brasil; o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro; e parte da Universidade Candido Mendes.

Em 1964, conclui-se o processo de tombamento do prédio, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em março de 2022, conclui-se sua restauração e reinauguração, promovida pelo governo do estado. Agora, a construção abrigará um acervo histórico com exposição permanente de dezenas de peças de época encontradas durante a reforma. Além do ganho cultural, abrigará as salas de aula da Escola Superior de Advocacia Pública do Estado (ESAP) e o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR).

Aguarde, realizando operação...