Descubra os benefícios que a leitura traz para sua vida

Um pouco mais da metade da população brasileira, com 5 anos de idade ou mais, é considerada “leitor”, ou seja, leu pelo menos um livro nos últimos três meses. Pouco, né? Mas esse é o cenário da leitura no Brasil mostrada na 4°e última edição da Pesquisa Retratos da Leitura, divulgada em 2016. O que muita gente não leva em consideração é que o mundo da leitura potencializa nossa capacidade de pensar, produzir, criar, compreender, ouvir e, claro, saber mais, amplia o conhecimento.

Transformar a leitura em um hábito é tão urgente quanto necessário desde a infância. Isso permite o desenvolvimento intelectual e ensina o caminho mais curto para o conhecimento. Torna essa atividade um prazer imensurável e de valor incalculável para o resto da vida. Em meio ao boom tecnológico, à essa revolução digital e a quase incorporação dos smartphones ao corpo humano – e não ache exagero, lembre-se que você dorme com o celular, acorda com ele, almoça com ele do lado e vai ao banheiro com ele, e faz muitas outras coisas com esse aparelhinho, é ou não é assim? – a frequência da leitura tem diminuído vertiginosamente.

Há ainda que se observar as também novas ferramentas tecnológicas que chegaram para dar aquela contribuição e apoio aos leitores. Aparelhos, como kindle, e novos formatos de livros como os e-books e áudio books são alguns exemplos positivos surgidos nesse ambiente altamente transformador, revolucionário e disruptivo como o universo digital.

Benefícios

Mas mesmo neste cenário conturbado e um tanto quanto desafiador, você sabe quais os benefícios que a leitura traz? Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Especialistas afirmam que quem desenvolve o hábito da leitura melhora o aprendizado, principalmente no caso de estudantes, estimula o bom funcionamento da memória, e eleva a capacidade de interpretar textos, ideias e acontecimentos. Além disso, consegue ter embasamento para suas conversas, geralmente em diversos assuntos.

E como eu conquisto tudo isso? Como ter esse hábito tão importante? Busque por obras, textos que abordem assuntos do seu interesse, que vocês realmente goste. Escolha um momento do dia e dedique-se a isso. Aproveite até mesmo aqueles momentos em trânsito ou as horas reservadas de folga. Em breve, a leitura será não só um hábito, mas um hobby.

Aguarde, realizando operação...