Dinâmica de grupo online: você sabe como funciona e como fazer para se sair bem?

Vivemos na era digital. As novas tecnologias estão em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia. E em um processo seletivo não poderia ser diferente. As famosas – e temidas por muitos – dinâmicas de grupo já estão no universo online. Parece impossível, não? Mas é a mais pura realidade. Essa é uma tendência no mercado de trabalho e cada vez mais empresas optam por realizar esta etapa do processo seletivo nesse formato.

Primeiro, você precisa saber que esta é uma etapa que exige desenvoltura e habilidades essenciais, principalmente com trabalhos em equipe. Isso porque a dinâmica de grupo leva tempo e exige um comportamento e postura diferentes da entrevista convencional, já que você terá interação com outros candidatos.

O objetivo de uma dinâmica de grupo é conhecer o seu perfil comportamental e identificar se você possui as competências desejadas para a vaga em questão. Por exemplo, é possível avaliar a comunicação interpessoal, criatividade, flexibilidade, liderança, relacionamento e trabalho em equipe.

Mas qual a diferença do online para o presencial? Muitas empresas optam pelo ambiente virtual para facilitar a presença de todos candidatos e, claro, minimizar os impactos de tempo e deslocamentos. Essa etapa geralmente é feita por meio de softwares específicos, aplicativos de comunicação por vídeo, como os já bem conhecidos Skype e Hangouts. Na maioria dos casos, a online é bem similar à presencial, mas com as adaptações necessárias ao ambiente diferente.

Além de se preparar para o momento dessa etapa, você deve estar atento principalmente com a sua conexão com a internet, sua aparência e o ambiente onde você estará no momento da dinâmica.

Confira sua conexão com a internet. Prefira estar conectado diretamente no modem. Isso porque a rede wifi tende a ser mais instável. A conexão falhar ou interromper seu sinal em meio ao debate de assuntos importantes, que geralmente acontecem em meio às dinâmicas de grupo, inclusive nas online, pode prejudicar sua desenvoltura e afetar até mesmo sua estabilidade emocional.

Lembre-se que mesmo não estando presencialmente nesta etapa do processo, você será visto. Então, não se esqueça de estar com uma roupa adequada ao cargo que se pretende e com aparência também ideal. Além disso, tenha em mente que você está diante de uma câmera, está sendo observado e avaliado a todo tempo. Quando for dirigir sua fala a alguém, como outro candidato ou recrutador, olhe para câmera, como se estivesse frente a frente presencialmente, olho no olho.

O ambiente onde você estará também é fundamental. Escolha um ambiente tranquilo, que tenha silêncio e sem possibilidade de causar qualquer tipo de distração. Evite locais públicos, onde geralmente o volume de ruídos é bem alto e intenso.

Agora que você já sabe como funciona e está por dentro dessas orientações tão importantes, estude sobre a empresa, seja um participante ativo na dinâmica, trabalhe com outros candidatos, preste atenção à opinião dos outros colegas, não os atropele na fala e seja você mesmo. Boa sorte!

Aguarde, realizando operação...