Mundo Universitário: Você conhece a metodologia Canvas?

 width=

Iniciar ou alavancar um negócio não é tarefa fácil. Mas existem ferramentas que podem ajudar e muito nessa tarefa. E foi para aprender essa metodologia que integrantes do projeto Baja e da Multicam, consultoria júnior, participaram do treinamento sobre o Canvas. mas você sabe o que é o canvas?

“Canvas é um modelo de negócio. Quantos de nós já não tivemos ideias, mas essas ideias ficam soltas, perdidas. E o Canvas vem justamente para auxiliar na criação de um modelo em nove blocos, estruturando e organizando essas ideias, para que assim se consiga ter uma viabilidade deste negócio, uma clareza maior. E depois desenvolver e colocar em prática”, explica Junielly Maia, instrutora da TEC Campos.

A instrutora explica que o Canvas pode ser aplicado em qualquer oportunidade, a partir do momento que se tenha uma ideia para desenvolver um negócio. “Se tratando da TEC Campos, por ser uma empresa de base tecnológica, geralmente o modelo de negócio tem que ter uma ideia com uma ‘pegada’ tecnológica. Mas empresas de base tradicional, por exemplo uma padaria, também é possível usar o Canvas. Vai servir para moldar isso. Em nove blocos, vai se organizando tudo que precisa, como por exemplo, qual o público, qual a fonte de receita, qual canal de distribuição, qual proposta de valor”, completou Junielly

Segundo Leonardo Ribeiro, coordenador do Multicam, os acadêmicos têm a proposta de viver o empreendedorismo diariamente. “Essa criação de ideias é importante para qualquer pessoa, principalmente, para diretores de empresas de consultoria Júnior, que trabalham com muita consultoria, muitas ideias. Então, uma ferramenta que promove e organiza essas ideias é muito válido para vida profissional e acadêmica deles”, afirmou Leonardo Ribeiro.

Além da metodologia Canvas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de receber dicas e orientações sobre apresentação profissional. Muitas delas relacionadas a comportamento, vestuário, gestual e tantas outras.

Para André Alonso, acadêmico e presidente da Multicam, muitas empresas têm dificuldade de organizar suas ideias. “Às vezes tem uma ideia empreendedora, mas não sabe organizar para que aquela ideia se transforme em uma empresa de sucesso. Então, nós, aprendendo essas técnicas, além de aplicarmos na Multicam, a gente tem a possibilidade de passar adiante para essas empresas inovadoras que estão surgindo em Campos.”

O Canvas também é uma excelente ferramenta para o Baja. “É muito interessante essa metodologia. Como competimos muito, temos que fazer muitas apresentações. E nelas temos que expressar como nós trabalhamos e convencer os juízes dos nossos temas. Podemos aplicar isso totalmente no nosso projeto”, afirmou Pedro Rumen, acadêmico e integrante do Baja.

Aguarde, realizando operação...