Programa Jovem Aprendiz, primeiro passo no mercado de trabalho

Você ainda não sabe como ingressar no mercado de trabalho? A entrevistada desta edição do Mundo Universitário é a Karina Fernandes, educadora do CIEE. Ela vai responder não só a essa pergunta, mas também mostrar um dos caminhos que o jovem pode seguir para entrar no mercado de trabalho.

Isabelle Bento – Qual é esse caminho?

Karina Fernandes – É o Programa Jovem Aprendiz. A ideia é dar aos jovens a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. O programa é uma Lei Federal, a 10.097/2000, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Essa lei tem o intuito de dar ao jovem uma profissionalização. Muitos deles com esse trabalho na empresa, escolhem uma possível carreira. É uma oportunidade ímpar para aqueles jovens que não tem experiência nenhuma. O programa começa a partir dos 14 anos de idade dando ao jovem uma dimensão de oportunidades sobre a possível carreira de trabalho.

Isabelle Bento – Como é processo desde o momento que jovem chega no CIEE até começar o trabalho?

Karina Fernandes – O CIEE é uma entidade qualificadora. Fazemos uma ponte entre o jovem e a empresa. A lei de aprendizagem rege que o jovem precisa ter uma capacitação teórica para que possa estar apto a exercer suas funções dentro desse novo universo do trabalho. O CIEE entra exatamente nesse momento, como uma forma de dar a esse jovem o alicerce necessário para que ele possa ter condições de exercer esse período na aprendizagem. O jovem pode vir procurar o CIEE, por meio do nosso site www.portal.ciee.org.br fazendo seu cadastro ou vir à unidade na Candido Mendes.

Isabelle Bento – Qual o benefício que o jovem tem ao participar desse programa?

Karina Fernandes – Hoje o jovem tem um leque de benefícios ao ingressar no programa. Temos inúmeras empresas conveniadas ao CIEE e nos procuram com intuito de dar oportunidade a diversos jovens. Dentre os benefícios previstos na CLT, como salário e outros benefícios que varia de empresa para empresa. O principal objetivo é conseguir dar a esse jovem um processo de profissionalização. Muito desses jovens não tem ideia de qual carreira seguir. A partir das práticas exercidas dentro da empresa, ele pode ter acesso a diversos setores, desde RH, Contabilidade, Financeiro, relacionamento com outras pessoas. A gente consegue dar um alicerce muito legal para que ele consiga exercer as suas atividades práticas dentro da empresa, uma vez que nós somos a entidade qualificadora.

Isabelle Bento – É nesse momento de trabalho que o jovem pode descobrir qual sua aptidão, qual área profissional que ele pretende seguir?

Karina Fernandes – Sim. E nós sempre incentivamos as empresas a fazer com que o jovem circule por diversos setores. Justamente para que possam ter acesso a informações e muitas vezes conseguem ter aderência a uma determinada área E é exatamente aí que eles podem escolher uma possível carreira. Nós temos diversos cursos também em áreas como administrativo, práticas bancárias, comércio e varejo, produção…

Isabelle Bento – Você tem alguma história de sucesso que possa compartilhar?

Karina Fernandes – Estou no programa há nove anos, o que não falta são exemplos de jovens que começaram com 15, 16 anos ou um pouco mais, e hoje foram efetivados nas empresas. Isso é uma coisa que todos eles buscam. Temos exemplos de jovens que viraram supervisores, que atuam em recrutamento, em bancos…

Isabelle Bento – Durante esse período de trabalho, eles fazem cursos ou capacitações?

Karina Fernandes – Para o Ministério do Trabalho é importante que o jovem consiga conciliar as atividades escolares com o trabalho. Uns estudam de manhã e à tarde estão nas empresas. Passa realmente a ser mais corrido, mas eles dão conta, administram isso. Então, favorece ao comprometimento, responsabilidade, administração do tempo. Desenvolvem uma série de competências fundamentais para um profissional no mercado de trabalho.

Aguarde, realizando operação...