Você sabe o que é uma empresa júnior?

 width=

O Mundo Universitário conta para você o que é uma empresa júnior, que tipo de serviço ela oferece e como a participação de acadêmicos pode contribuir para carreira profissional. O convidado do programa para falar sobre o tema é André Alonso, presidente da Multicam, empresa júnior da Universidade Candido Mendes.

Isabelle Bento – O que é uma empresa júnior?

André Alonso – Como o próprio nome diz é uma empresa formada por alunos universitários. Essa empresa tem a finalidade de proporcionar experiências para o aluno. Ele pode adquirir experiência antes de ter o seu diploma. Os alunos oferecem seus conhecimentos dando consultoria a outras empresas e outros serviços para sociedade de uma forma geral.

Isabelle Bento – E a Multicam funciona dessa forma?

André Alonso – Sim. Tendo alguns diferenciais. Por ela ser formada por uma equipe multidisciplinar, tem em seu portfólio diversos produtos, como por exemplo, consultorias empresarial, jurídica, tecnológica, TI, RH, entre outras. E com isso, a Multicam consegue oferecer para o mercado preços muito mais acessíveis do que os já existentes, justamente por ser formada por alunos. E o aluno tem uma segurança porque ele tem sempre o respaldo de um professor, muito mais experiente no mercado do que ele, obviamente.

Isabelle Bento – E isso é bom para o empresário que busca empresas como a Multicam. É aí que ele encontra pessoas que estão estudando problemas e situações que ele pode estar enfrentando no seu negócio. E ainda tem o respaldo de quem tem experiência de mercado e uma formação profunda na área que é esse professor.

André Alonso – Sim. Ele conta com essa experiência dos professores, mas também conta com muita inovação, por estar dentro da academia, os alunos estão sempre buscando coisas novas, inovações que podem ser soluções para o mercado atual.

Isabelle Bento – Quais os benefícios que o acadêmico tem ao participar de uma empresa júnior, já que o trabalho é voluntário?

André Alonso – Temos observado que as empresas têm exigido dos acadêmicos e futuros profissionais muito mais do que as habilidades técnicas. Com isso, os alunos que participam da empresa júnior têm a possibilidade de adquirir outras habilidades, como por exemplo, a comunicação interpessoal, a oratória e várias outras que o estudante não consegue absorver dentro da sala de aula. Então, os alunos que participam da Multicam, ou de qualquer outra empresa júnior já sai na frente em um processo seletivo.

Isabelle Bento – Ele ganha uma experiência. Porque muitas vezes no mercado, ao concorrer a uma vaga de estágio ou mesmo a uma oportunidade de emprego, há exigência de experiência. E o acadêmico participando de uma empresa júnior, já adquire uma experiência.

André Alonso – Isso mesmo. E o aluno que participa da Multicam tem o nome registrado, documentado na empresa, possibilitando assim que ele tenha como comprovar, que é uma gestão geralmente de um ano, toda essa experiência profissional que exerceu ali como diretor da empresa.

Isabelle Bento – Essa experiência em empresa júnior é diferente das atividades desenvolvidas em estágio. Explica pra gente as principais diferenças.

André Alonso – É bem diferente, porque no estágio o acadêmico está sempre subordinado a um superior, gestor de uma empresa. Na empresa júnior, ele é o próprio diretor. Então, o poder de decisão, as inovações, partem dele. É uma experiência bem gratificante e também intensa para o aluno.

Isabelle Bento – Como participar da Multicam?

André Alonso – A empresa júnior sempre tem processo seletivo para trainee e estagiário, inclusive no momento estamos com vagas abertas para trainee. No final do ano, também temos processo seletivo para o aluno se tornar diretor, com um ano de gestão, fazendo parte desse projeto.

Isabelle Bento – Por quais canais os interessados podem se inscrever ou mesmo ter mais informações?

André Alonso – Nosso email de contato é contato.multicam@ucam-campos.br, nas nossas redes sociais e na sala 312, na Candido Mendes.

Aguarde, realizando operação...