Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas objetiva a formação de profissionais aptos a:

Atuação Profissional

O profissional poderá desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em sua área de formação específica, contribuindo para o pronto atendimento das necessidades do mercado de trabalho das regiões em que atuar, definindo parâmetros de utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas, controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados e gerenciando os sistemas implantados. Poderá também:

  1. Desenvolver aplicativos;
  2. Acompanhar o processo de informatização da Empresa de acordo com as ferramentas de controle da qualidade, produtividade, efetividade, segurança, prazos e custos de projetos que envolvem tecnologia da informação;
  3. Gerar soluções de negócios para que seja possível a tomada de decisões em todos os níveis (estratégico, tático e operacional);
  4. Analisar e planejar a definição do uso de ferramentas de tecnologia da informação (hardware, software, gestão de dados e informações) para que seja possível a elaboração de plano de aquisição, implantação e implementação de sistemas de informação;
  5. Avaliar e gerenciar a segurança dos Sistemas de Informação.

Corpo Docente

Professores Titulação
Fabiane Araujo Leonardo Mestre
Frederico Lopes Fiuza Especialista
Karina Nogueira Fernandes Especialista
Paulo Clebio do Nascimento Mestre
Salvador Tavares Mestre
Thiago Muniz Barbosa Mestre

Matriz Curricular

Período Disciplina Créditos Carga Horária Pré Requisito
 1º Administração 2 40
Algoritmos e Linguagens de Programação I 4 80
Informática e Sociedade 2 40
Introdução a Computação 4 80
Lógica para computação 4 80
Matemática aplicada 4 80
Total: 20 400
 2º Algoritmos e Linguagens de Programação II 4 80 Algoritmos e Linguagens de Programação I
Arquitetura e Organização de Computadores 3 60 Introdução à Computação
Banco de dados I 4 80
Engenharia de Software 3 60 Algoritmos e Linguagens de Programação I
Programação Visual (FRONT END) 3 60
Rede de Computadores 4 80
Total: 21 420
 3º Desenvolvimento Web I 3 60 Banco de dados I/ Programação Visual (FRONT END)
Estrutura de Dados 4 80 Algoritmos e Linguagens de Programação II
Programação Orientada a Objetos 4 80 Algoritmos e Linguagens de Programação II
Segurança da Informação 3 60  Rede de Computadores
Sistemas Operacionais 3 60 Arquitetura e Organização de Computadores
Temas Contemporâneos 3 60
Total:  20 420
 4º Desenvolvimento Web II 3 60 Desenvolvimento Web I
Eletiva – I 3 60 Algoritmos e Linguagens de Programação I
Empreendedorismo 2 40
Gerência de Configuração 4 80 Engenharia de Software/ Sistemas Operacionais
Programação para Dispositivos Móveis I 4 80 Banco de dados I/  Programação Orientada a Objetos
Projeto de Sistemas Orientado a Objetos 4 80  Engenharia de Software/ Programação Orientada a Objetos
Projeto Integrador I 15 300  61 créditos concluídos (cursando 4° período)
Total: 35 700
 5º BMP (Business Processes Management) 4 80 Administração
Eletiva – II 3 60 Arquitetura e Organização de Computadores
Gerenciamento de Projetos 4 80  Engenharia de Software
Programação para Dispositivos Móveis II 4 80  Projeto de Sistemas Orientado a Objetos
Projeto Integrador II 20 400  96 créditos concluídos (cursando o 5º período)
Teste e Qualidade de Software 4 80  Programação para Dispositivos Móveis I
Total: 39 780
Total Disciplinas Obrigatórias 135 2700
Atividades Complementares 100
Total Geral: 140 2800

Notícias do Curso

Plano de Ação do Coordenador

Confira aqui o Plano de Ação do Coordenador.

Laboratórios

A Universidade possui sete laboratórios didáticos de Informática devidamente equipados, com um total de 117 (cento e dezessete) microcomputadores, todos eles ligados em rede e à Internet (enlace de 16 Mbps), com manutenção sistemática e periódica.

Todos os alunos possuem uma identificação e uma senha, que é solicitada pelo sistema para que eles possam ter acesso aos softwares. O perfil do sistema é definido conforme o curso a que o aluno está matriculado. Aos alunos é facultado o acesso aos laboratórios para realização de trabalhos, desde que agendados com antecedência, junto à Coordenação de Laboratórios. Os laboratórios estão abertos das 7h30min às 22h45min, de segunda-feira até sexta-feira, e das 7h30min às 17h aos sábados. Caso haja necessidade, os laboratórios são abertos aos domingos.

Os microcomputadores dos laboratórios de uso geral possuem os softwares necessários às diversas disciplinas, bem como diversos sistemas operacionais instalados, permitindo uma maior gama de atividades relativas às disciplinas de sistemas operacionais e redes de computadores, além de propiciar aos alunos contato com diferentes softwares e tecnologias.

O laboratório de hardware possui diversos equipamentos e microcomputadores destinados às disciplinas que possuem atividades práticas relacionadas a hardware e técnicas digitais, como Introdução à Computação, Organização de Computadores e Automação Comercial e Industrial.

Os laboratórios de projetos e iniciação científica destinam-se aos alunos que estejam desenvolvendo projeto final de curso e/ou que estejam participando do programa de iniciação científica, ambos sob a orientação de um professor

A UCAM-Campos é conveniada com a CISCO e a Microsoft. O convênio acadêmico com a CISCO, uma das maiores empresas na área de redes de computadores do mundo, torna a UCAM uma CISCO Networking Academy. Esta parceria permite aos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação cursem gratuitamente como disciplinas da matriz curricular, os quatro módulos preparatórios para retirada da certificação CISCO. Além disso, todo o material das aulas teóricas e práticas seguem todas as recomendações e padrão da CISCO, contando inclusive com material online como apostilas, provas, softwares de simulação, etc. O convênio acadêmico com a Microsoft torna a UCAM uma Microsoft IT Academy. Este convênio foi firmado a partir da percepção de que as contratações feitas pelas empresas da área de tecnologia da informação situadas no município e região exigiam de seus futuros profissionais a certificação Microsoft MCP. Portanto, reconhecendo a importância de formar profissionais que estejam devidamente aptos e em consonância com as exigências do mercado de trabalho, a UCAM, por meio convênio, oferece aos seus alunos a possibilidade de cursar gratuitamente, como disciplina eletiva específica da matriz curricular, o módulo preparatório para obtenção da Certificação Microsoft MCP. Todo o material usado no treinamento é oficial da Microsoft e encontra-se acessível online.

O laboratório de redes é destinado às aulas da disciplina de redes de computadores e das disciplinas eletivas específicas destinadas ao treinamento preparatório para retirada da certificação da CISCO, empresa com a qual a UCAM mantém um convênio acadêmico através do Programa CISCO Networking Academy. Este laboratório possui um rack com 5 roteadores, 2 switches e 3 hubs para uso exclusivo dos alunos nas aulas práticas das referidas disciplinas.

O laboratório Microsoft é destinado às aulas da disciplina Eletiva Específica Microsoft Módulo I – Certificação MCP, responsável pelo treinamento preparatório para retirada da certificação MCP da Microsoft, empresa com a qual a UCAM mantém um convênio acadêmico através do Programa Microsoft IT Academy.

Informações Gerais

Habilitação
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Carga Horária
2080 horas

Duração
Mínimo de 2 anos e meio, máximo de 4 anos

Turnos
Noite

Reitor
Candido Mendes

Diretor
Luis Eduardo de Oliveira Souza

Coordenador Acadêmico
Fabiane Araújo Leonardo
fabiane.araujo@ucam-campos.br

Iniciação Científica

O Instituto Universitário Candido Mendes, IUCAM-Campos, por intermédio do NPDI (Núcleo de Desenvolvimento e Pesquisa em Informática), vem se empenhando em apoiar o desenvolvimento acadêmico, levando-se em consideração a prática da pesquisa, visando à formação de profissionais capazes de corresponder às exigências do mundo contemporâneo.

Assim sendo, este projeto propõe a criação do Programa de Iniciação Científica – PIC-IUCAM-Campos, a fim de que a consolidação das pesquisas realizadas, no âmbito da Instituição, venha a se sobressair no conjunto das demais instituições de ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento e na formação de pessoal altamente qualificado, bem como a inserção do IUCAM-Campos no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

O teor deste projeto está em conformidade com os objetivos delineados pela PRÓ – REITORIA DE GRADUAÇÃO, conhecidos por meio do memorando Nº 008/00, datado de 16 de outubro de 2000, e encaminhado ao Diretor do IUCAM-Campos.

Em sua fase inicial, o Programa de Iniciação Científica – PIC-IUCAM-Campos deverá, como já está sendo, ser financiado pela própria instituição, por meio de uma cota de bolsas, repassada pela Diretoria Geral.

Paralelamente às cotas oferecidas pelo IUCAM-Campos, outras bolsas poderão ser oferecidas sob vínculo a projetos de consultoria ou de desenvolvimento de pesquisa e extensão firmadas através de parcerias com empresas privadas e órgãos governamentais.

O PIC-IUCAM-Campos é destinado a alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacados nos seus cursos de graduação. Busca propiciar, sob a orientação e coordenação de um professor, condições para a realização de atividades que favoreçam formação acadêmica, em patamares de excelência, tanto para o desenvolvimento de estudos em programas de Pós-Graduação, como para a integração no mercado profissional.

Constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico, com uma concepção orientada pelo objetivo de formar globalmente o aluno, através da iniciação à investigação científica, na perspectiva do desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Mensalidade

OBS: Descontos para o diurno, somente se houver oferta de vagas.

Aguarde, realizando operação...